A Livraria Lello é uma porta de acesso viva à sua história (Vídeos Fado)

dezembro 06, 2018

A Livraria Lello é uma porta de acesso viva à sua história (Vídeos Fado)

A Livraria Lello, também conhecida como Livraria Lello & Irmão ou Livraria Chardron, inaugurada em 1906, recebeu em 2016  cerca de 1 milhão de pessoas.  Em virtude do seu valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet.

O site da  Livraria Lello nos conta um pedaço de sua história, entretanto, sugestiono assistir a versão instrumental do fado em seu Canal no Youtube.


"... Patricia Costa interpretou o "Fado da Lello" escrito por Maria do Rosário Pedreira. No entanto temos mais uma surpresa para os leitores da Livraria Lello com um videoclip deste mesmo fado realizado por Tiago Martins. Um agradecimento especial aos músicos Pedro Fernandes Martins, João Moutinho e Luís Lumini. Bravo!".
   

"... A apresentação do novo livro de Miguel Araújo, "Penas de Pato", na Livraria Lello. Este concerto, foi intercalado, por momentos de boa disposição com Tito Couto, que também esteve presente na mais bela livraria do mundo".
    

Agora... um pouco da tradição da Livraria Lello:

“... A Livraria Lello é uma porta de acesso viva à sua história: para preservar o edifício, para manter sua função original como uma livraria, para o papel de embaixadora da cultura e para expandir a dinâmica cultural da cidade. Há mais de um século, a Livraria Lello é uma das principais vitrines da literatura portuguesa, tanto nacional como internacionalmente, ajudando a exportar literatura portuguesa para o resto do mundo. Na última década, a Livraria Lello foi oficialmente reconhecida como “uma das mais belas livrarias do mundo” pela revista Time, The Guardian e pelo guia de viagens Lonely Planet. A Livraria Lello é um espaço cultural centenário que conseguiu transportar-se ao longo das eras, mantendo o espírito jovem e irreverente que sempre a marcou. Hoje, a Livraria Lello se orgulha de continuar cultivando relacionamentos em torno dos livros.


"... O edifício da Livraria Lello foi construído em 1906 pelo engenheiro Xavier Esteves. Ele tinha um gosto particular pela literatura, e essa afinidade com as letras era marcada pela construção de uma das livrarias mais emblemáticas do mundo. Combinando o estilo eclético e o estilo Art Noveau, no interior da Livraria Lello, há representações de José Lello e António Lello. Em toda a sala, estão os bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco ou Teófilo Braga.

Dentro da Livraria Lello, há também a escadaria carmesim icônica.
“Tu, que andaste pelo quarto, verá então uma escadaria que é uma peça de surpreendente fascínio, por sua aparente leveza que mascara a audácia de seu desenho. Sente-se o desejo de subir, mas teme que o peso possa desmoronar. ”  ( In Catálogo 1930 da Livraria Lello).
Do interior da livraria, é impossível perder o majestoso teto. Este teto pode enganar quem o aprecia, pois, o que parece ser madeira entalhada, é de fato gesso pintado, técnica que também era usada nos ornamentos das escadas.  No primeiro andar destacam-se os detalhes arquitetônicos: os detalhes do Art Déco nas paredes e as colunas que se erguem para o andar inferior. Sobre o impressionante vitral, uma estrutura de vidro de 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, pode-se ler a expressão “Decus in Labore”, que lembra a regra de ouro desta casa que se aplica a todos que nela entram".


  



Elementos e Referências Bibliográficas: 

texto/artigo foi traduzido e adaptado por Roberto Fernandes Doze — Coordenador de Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. Cabe acrescentar, sem a esperança de completar a tradução livre, que se optou por traduzir para o português de modo a valorizarmos a nossa língua. Ainda que as informações publicadas estejam em português, é importante destacar que é possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, disponível em (SITE): Livraria Lello. Acesso em:   6 de Dezembro de 2018.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images